PROJETO TRILHANDO DIREITOS,
CONSTRUINDO CIDADANIA.
Projeto realizado pelo Centro Dandara por meio do Termo de Fomento nº 843405/2017 Ministério dos Direitos Humanos - MDH, por intermédio de Emenda Parlamentar nº 2534008/2017 de autoria do Sr. Deputado Federal Paulo Teixeira/PT.
O projeto "Trilhando Direitos, Construindo a Cidadania" é uma inciativa do Centro Dandara de Promotoras Legais, organização de promoção e defesa dos direitos da mulher fundada e sediada em São José dos Campos em 2001, que visa a promoção e defesa dos direitos humanos de populações chaves como jovens, mulheres, população negra e LGBT através da educação em direitos humanos em sete municípios do estado de São Paulo.
A educação em direitos humanos é um dos eixos estratégicos previstos no Plano Nacional de Direitos Humanos e mais precisamente no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos com o objetivo de ofertar ações de educação, informação e orientação sobre os direitos humanos como um todo e garantir os recortes de políticas públicas e mecanismo de proteção relacionada a cada indivíduo dada suas condições de gênero, raça ou orientação sexual.
O projeto pretende a produção de material especifico a estas populações que tragam conteúdos dinamizados e de linguagem acessível que sirvam de instrumentos orientadores no exercício de seus direitos e plena cidadania. Com a produção destes materiais o projeto irá desenvolver cursos de formação em direitos humanos e oficinas temáticas em grupos locais e escolas públicas através de metodologia de educação popular e mecanismos de incidência política e controle social a fim de fomentar o empoderamento destes grupos para atuação na defesa dos direitos, seja no campo individual, seja no campo coletivo. O projeto pretende ainda desenvolver campanhas públicas, físicas e virtuais, que promovam a educação em direitos humanos a partir de datas comemorativas e de mobilização.
O resultado esperado é uma rede articulada nos sete municípios de atuação que mobilize o sistema local de garantia de direitos para uma nova atuação no campo do controle social e da vivencia de acesso aos direitos.