NOSSA HISTÓRIA
Fundado em dezembro de 2001, o Centro Dandara é o resultado do projeto “Promotoras Legais Populares”, que se instalou na cidade de São José dos Campos no final da década de 90, cujo interesse das alunas, em especial das primeiras turmas foi, fundamental para a criação desta instituição que agrega mulheres de diversos segmentos da sociedade.
Em duas décadas de projeto, nos mais de 20 anos de existência institucional, este espaço se consolida como “Espaço de Mulher”, onde a necessidade de desbravar possibilidades, que contemple a diversidade e a pluralidade das mulheres é a engrenagem motivadora para a nossa insistência em existir.
Somos múltiplas, estamos no campo, na cidade, no executivo, no legislativo e no judiciário.
Somos trabalhadoras domésticas, professoras, assistentes sociais, trabalhadoras rurais, psicólogas, profissionais do sexo, sociólogas, educadoras populares, conselheiras, artesãs, advogadas, cobradoras de ônibus, contabilistas, pedreiras, padeiras, costureiras, motoristas, sindicalistas, ativistas e o que mais a nossa luta enfrentar.
O Centro Dandara tem como objetivo: Promover os Direitos Humanos focando as desigualdades decorrentes das relações de gênero, raça/etnia e socioeconômicas, em âmbito nacional. Promover a defesa dos direitos econômicos, sociais e culturais, meio ambiente, da (o) consumidora (o), das pessoas com deficiência, habitação popular, urbanismo, saúde e educação.
O nome da instituição é uma justa femenagem à uma grande heroína brasileira: Dandara!
Mulher negra, guerreira do Quilombo dos Palmares que simboliza os ideais de luta por
igualdade e liberdade de todas as mulheres.
Somos Promotoras Legais Populares!
Somos Dandara!